quinta-feira, abril 26, 2012

Palmeiras, escola de goleiros!


Dia 26 de abril, dia internacional do goleiro, quem nunca ouviu falar que o Palmeiras é uma escola de goleiros? Grandes nomes já vestiram o manto Alviverde, vida de goleiro não nada fácil, um dia tem nome  seu nome gritado pela torcida e em outros é vaiado por algum erro que cometeu, mas tudo isso faz parte do futebol. Existem raras exceções de amor a profissão e ao time também, quem nunca ouviu falar no saudoso Oberdan Cattani,(A Muralha) grande guarda-metas do Verdão nas décadas de 1940 á 1950 que se tornou uma lenda, sendo considerado por muitos o melhor do goleiro do futebol paulista, disputando este titulo com Emerson Leão, Valdir Joaquim de Moraes, São Marcos(ambos se sagraram grandes lendas jogando pelo Palmeiras). Confiram grandes goleiros do Palmeiras.

- São Marcos:  Dispensa apresentações eterno ídolo da torcida palmeirense Marcos Roberto Silveira Reis, o 'Santo' que vários milagres fez com a camisa alviverde e com a amarelinha do Brasil, sagrou-se campeão Mundial de 2002 pela seleção, e pelo Palmeiras imortalizou a camisa 12, campeão da Taça Libertadores de 1999, entre outras conquistas. Em 2000, reforçou sua condição de ídolo com grandes apresentações, com destaque para as partidas das épicas semifinais da Libertadores contra o Corinthians. Depois de dois duelos no tempo normal bastante disputados, o primeiro com vitória do clube alvinegro por 4 a 3 e o segundo com vitória alviverde por 3 a 2, a decisão da vaga para a final foi para os pênaltis. Marcos defendeu a última cobrança, feita por Marcelinho Carioca, "ídolo" da torcida rival na época, garantindo a classificação do seu time para mais uma final, em que, após dois empates, perdeu o título para o Boca Juniors da Argentina em nova decisão por pênaltis.

-Oberdan Cattani: Jogou pelo Palmeiras nas décadas 1940 e 50, conquistando vários títulos como: Campeonato Paulista 1942, 1944,1947 e 1950; Taça Cidade de São Paulo  1946, 50 e 51; Torneiro Rio-São Paulo 1951; Copa Rio (Internacional) 1951.

-Emerson Leão: Iniciou sua carreira de goleiro nas categorias de base do São José e depois foi para o Comercial FC, de Ribeirão Preto, onde se tornou profissional. No ano de 1968 Leão transferiu-se para o Palmeiras. Assumiu a posição nas redes pouco depois de chegar, devido a contusão de o goleiro titular. A partir daí, foram dez anos de glórias no clube, ganhando inclusive o bi Campeonato Brasileiro de 1972/73. Muitos o consideram um dos maiores goleiros brasileiros de todos os tempos.

-Valdir Joaquim de Moraes:  Foi um dos melhores goleiros de sua época, apesar da baixa estatura. Um dos maiores ídolos do time que se imortalizou naquela equipe conhecida como a Primeira Academia de Futebol do Palmeiras, a segunda seria a dos anos 1970. Valdir apesar de ser baixo para a sua posição compensava com impulsão, presença, coragem, boa saída de gol, reflexo apurado e bom posicionamento, o que o tornou um dos mais completos camisas 1 da história do futebol brasileiro. 

- Velloso: Foi titular do Palmeiras entre 1994 e 1998. É o quinto goleiro que mais jogos disputou pelo clube, sendo superado apenas por Leão, Oberdan, Valdir de Morais e Marcos. e tambem chegou a fazer alguns amistosos com a seleção brasileira.