terça-feira, maio 08, 2012

FELIZ ANIVERSARIO TAFFAREL



Em 08 de Abril de 1966 nascia em Santa Rosa RS, Claudio André Mergen Taffarel.
 Eu tinha 05 anos de idade.  Aos finais de tarde ia com o pai de um amigo ver o Claudio , nessa época eu conhecia ele por Claudio. Treinava e jogava no pequeno Tupy, time da minha cidade natal Crissiumal. Isso lá em 1983.  Naquela época brincávamos de ser jogador de futebol, mas ninguém queria ser o goleiro. Passei anos querendo ser qualquer coisa menos goleiro de futebol.
Me lembro do padrinho do meu irmão falando que ele fora campeão com a seleção brasileira de juniores quando eu tinha 7 anos.  No meu  primeiro ano de escola todos os meninos da sala queriam ser goleiros. Todos queriam ser o Claudio. Só porque tinha saído de nossa cidade.
Depois de uma tentativa frustrada da direção colorada de  querer trazer um goleiro russo pra defender o Inter, Taffarel teve a oportunidade e deu  seu sangue. Era setembro de 1986. Ele deve ter lembrado na ocasião, das vezes que fora dispensado de uma peneira no Grêmio e outra no próprio Internacional.  
Taffarel  acabou defendendo o Internacional em uma década ruim.  Com as cores do clube não ganhou nenhum titulo. Seus maiores feitos foram dois vice-campeonatos da Copa União de 1987 e 1988.
Com as cores da seleção brasileira as coisas foram diferentes. Consagrou-se ao pegar 3 penalidades nas semifinais das olimpíadas de Seul, e não teve seu prestigio manchado na fracassada seleção de 1990. 
Em 1994 tornou-se campeão mundial defendendo a amarelinha nos Estados Unidos. Onde defendeu um pênalti do italiano Massaro nas finais.

Parabéns campeão.