sexta-feira, junho 15, 2012

Paulistas - A Raça Superior


A imprensa fala, algumas vezes afirma,  outras vezes torce para que o campeonato brasileiro de futebol em alguns anos torne-se um dois melhores e mais competitivos campeonatos do mundo.
Os clubes estão se profissionalizando, reformando seus estádios, ganhando mais dinheiro com patrocínio, aumentando as cotas de tv.  Tudo isso acontecendo fora de campo. Mas e dentro de campo?  O que está acontecendo com o futebol dentro de campo é algo lamentável.
O Brasil conta com aproximadamente 15 equipes boas, distribuídas em vários estados, que disputam os principais campeonatos.  
Só disputando, porque competir mesmo só os times de São Paulo e do Rio de Janeiro. Com exceção  do time do Internacional em algumas competições.  Este ano só deu São Paulo.  Os dois principais torneios do semestre . Contam com nada mais, nada menos que as quatro principais equipes paulistas em suas semifinais.  Seriam os times paulistas uma raça superior no mundo do futebol brasileiro?  Teriam eles estudado, jogadas secretas com seres de outro planeta? Ou os outros clubes do país simplesmente  acostumaram-se com a decadente rotina de perdedores.
Na Libertadores  tem o disputa do Corinthians e do Santos. Na copa do Brasil, São Paulo e Palmeiras  estão praticamente prestes a fazer uma final paulista.
Pela Copa do Brasil.  O que aconteceu com o método de treinar do Sr. Wanderlei Luxemburgo? Perdendo de forma vergonhosa para o  Palmeiras dentro do estádio Olimpico lotado.  O Grêmio que junto com o Internacional era um dos poucos e incomodar  a supremacia Rio-São Paulo não é nem sombra do seu passado. 
Na mesma Copa do Brasil, o Coritiba  conseguiu levar um gol no final da partida tendo um jogador a mais  em praticamente metade do segundo tempo. O problema do Coritiba é seu pensamento de time médio. É achar que é inferior. Esquece-se que chegou a semi-final por méritos próprios. O problema do Grêmio é o Luxemburgo, que utiliza métodos ultrapassados e não se moderniza, não se atualiza.  
Queria ver o Coritiba campeão, ou o Grêmio, só pra acabar com a mesmice. Ver  outra torcida comemorando, outro lugar fazendo festa. Mas pelo jeito, a coisa toda se encaminha para o estado de São Paulo mais uma vez.
É só olhar os campeões das ultimas edições do campeonato Brasileiro,  em 2011 Corinthians, 2010 Fluminense, 2009 Flamengo, 2008 São Paulo, 2007 São Paulo, 2006 São Paulo, 2005 Corinthians, 2004 Santos.  Cadê os outros estados?  Só no distante 2003 com o Cruzeiro que tivemos um campeão fora do eixo RJ/SP. De lá pra cá todos assistem paulistas e cariocas  comemorando seus títulos.  Na copa do Brasil fora o Titulo de Sport em 2008 o quadro se repete de forma mais vergonhosa ainda, quando até os clubes do interior de São Paulo conseguiram ser mais competentes que muito time considerado grande.  2011 Vasco da Gama, 2010 Santos,  2009 Corinthians, 2007 Fluminense, 2006 Flamengo, 2005 Paulista SP, 2004 Santo André SP.
  Em mais alguns anos teremos que mudar o nome dos nossos campeonatos.  A Copa do Brasil  se chamara  Rio-São Paulo e convidados e o Campeonato Brasileiro se chamara  Campeonato Paulista Carioca e o resto do Brasil.
É a lamentável realidade do futebol no restante do país. Seria medo? Seria falta de sorte?
Não. É só incompetência mesmo!