terça-feira, maio 29, 2012

O ultimo sorriso de Ronaldinho Gaucho


  Quem explica um talento raro do futebol mundial esquecer  tudo de uma hora para outra?
   Tudo tem seu tempo.  E dois momentos marcantes  escreveriam por linhas tortas a história de Ronaldinho Gaúcho no futebol mundial.    
Ronaldinho Gaúcho já brilhava no Grêmio de Celso Roth, mas ganhou reconhecimento mundial  ao fazer seu primeiro gol pela seleção brasileira no ano de 1999 em uma jogada de mestre diante da Venezuela.  O lance correu o mundo e se tornou uma espécie de boas vindas em qualquer programa televisivo sobre futebol.   
   Eis que surge  a faixa profética. Clubes europeus investindo pesado pra levar a jovem promessa.  Faixa no estádio  Olimpico, com os dizeres “não vendemos craques” ou “ we don´t sell our best players”,  em dois idiomas. 
    A verdade é que em 2001 a faixa profética se concretizou e Ronaldo de Assis Moreira, realmente não foi vendido. Pois saiu de graça, rumo a França. Ao Grêmio restaria contatar o autor da faixa para fazer novas previsões quanto ao futuro do clube.
   Ronaldinho Gaúcho  brilhou por onde passou, virou boneco, revista em quadrinhos, documentário e mais um milhão de outras coisas.  Sem contar os títulos e as conquistas pessoais.
   A Ronaldinho Gaúcho só restava a  cereja do bolo para escrever  de vez  a sua história no mundo da bola  e isso já tinha data e hora para acontecer.  Dia 17 de Dezembro de 2006, 19:20 no horário japonês.
   Na véspera  outro triunfo do melhor do mundo.  Juntamente com sua equipe o Barcelona,  aplicam uma sonora goleada de 4 a 0 na equipe mexicana que até hoje não sabe a cor da bola daquele jogo. Por outro lado o Internacional, sofria para ganhar de uma equipe africana .
  O planeta se programara para a festa,  meios de comunicação do mundo todo preparavam suas homenagens.  99% do mundo se rendia ao talento e maestria do jogador. Menos a metade vermelha do seu estado de nascimento, justamente o seu oponente no grande dia.
  Que jogador teria triunfo maior que ele? Conquistar o mundo e ainda ver o maior rival do seu time do coração ser motivo de piadas e chacotas por mais quantos anos.
  Ronaldinho entrou em campo sorridente, trazendo na alma a esperança tricolor, vestia as cores do time catalão, mas seu espirito vestia azul preto e branco, e junto dele  todos os títulos e conquistas, pelo Grêmio foi campeão Gaúcho e da Copa sul em 1999, pelo PSG campeão da UEFA Cup em 2001, pelo Barcelona,  campeão da Supercopa da Espanha em 2005 e 2006, da Liga em 2004/05 e 2005/06 e pela Seleção Brasileira, campeão do mundial sub-17 em 1997, copa América em 1999, Copa do Mundo em 2002 e campeão da Copa das Confederações em 2005.  Mais os prêmios que conquistou por seu talento,  troféu FIFA 100 em 2004. Melhor jogador do mundo em 2004, 2005. Melhor jogador da Copa das Confederações em 1999.  Bola de Ouro em 2005, One de Ouro em 2005. Melhor jogador do mundo pela Revista World Soccer em 2004 e 2005. Jogador do ano da UEFA em 2005/06, etc.
   Quando o zagueiro Indio mesmo sangrando voltou, Ronaldinho ainda sorriu, mas quando Iarley aos 37 do segundo tempo, tocou a bola para Adriano Gabiru, o mundo veria pela ultima vez o sorriso largo dos dentes salientes de Ronaldinho Gaúcho.
   O sorriso de Ronaldinho Gaúcho acabou, e  junto com aquele sorriso, acabava também o talento de um dos maiores craques que o mundo do futebol conheceu.
Ronaldinho Gaúcho não fala,  mas no fundo de sua alma ele sabe que sua vida mudou depois daquele jogo.  
   Desde a derrota para o Internacional que ele nunca mais foi o mesmo. tudo que ganhou e conquistou se acaba em 2006.
  Desaprendeu a arte da bola e passou a vagar  por vários clubes, sem nunca mais encontrar seu futebol,  trocando golaços de talento por singelos gols de pênaltis.
A torcida do Flamengo cansou de um Ronaldinho cansado. E ao que parece  seus próximos dias não serão vividos na Gavea.  E a tendência é que seja assim também nos próximos clubes que ele passar.