segunda-feira, junho 04, 2012

O Refugio Dos Desesperados

Existe um lugar no Brasil, pintado em preto e branco que precisa de uma atenção especial.  O local poderia ser considerado um santuário de craques do futebol brasileiro. Ou o reduto dos  grandes campeões.  É o único lugar onde já passaram campeões estaduais,  campeões brasileiros, campeões mundiais, campeões da libertadores e mais uma porção de outros títulos.  O único problema deste lugar é que todos esses títulos foram conquistados antes que se chegasse ali. Muito antes. 
Você é um jogador  conhecido, se destaca no Brasil, pode ir tranquilo para a Europa, não importa se fará sucesso lá ou não.  Sua estadia no retorno está garantida lá pros lados de Minas Gerais.  
O Atletico Mineiro é especialista em repatriar  ex craques.  O clube funciona como um “A.A., Alcoolicos Anonimos “ de jogadores. E seu histórico não nega.  O problema é que sempre que chegam lá, as coisas já não acontecem mais como antes.  Ou os caras cansaram de jogar ou desaprenderam a arte da bola, ou simplesmente não querem mais fazer o que sempre fizeram tão bem, ou na pior das hipóteses, paira uma maldição sobre o clube que já perdura desde o ano de 1971.
Uma  vez um são paulino amigo meu, senhor de idade já , depois de algumas cervejas,  falou que no ano que o Atlético Mineiro ganhou  seu único titulo brasileiro aconteceu algo inusitado.  Um pai de santo de nome Pai Alvicio, torcedor do São Paulo preparava um feitiço para que o clube do Morumbi fosse campeão , mas no dia de fazer o despacho sofreu  um ataque cardíaco e não pode concluir seu ritual, ficando de repouso por dois dias em casa sob cuidados.  Quando voltou a si, ficou sabendo que o campeão teria sido o Atlético Mineiro.  Com raiva ele então teria feito um feitiço para amaldiçoar o Galo Mineiro.  Falando que o clube  amargaria sempre decepções  ao longo dos anos.  Mas que havia uma salvação.  Acender  1971 velas na frente  da sede do clube no dia de sua fundação e colocar uma faixa ou algo parecido com o nome deste pai de santo, que tudo voltaria ao normal e o Atlético voltaria a ganhar títulos de expressão.  
Se era verdade eu nunca soube, pois esse meu amigo veio a falecer. A verdade é que me foi contada essa história no ano de 1992. E que eu me lembre desde essa época  nunca vi o Atlético Mineiro ganhar nada além de torneios extintos e campeonatos mineiros.
Voltando ao fato.  A alguns dias o presidente do Atlético Mineiro para manter a sina de repatriar ex craques, chegou a sondar  o Adriano,  recém demitido por justa causa do Corinthians sem sucesso.  Se daria certo?  Acredito que não .
Mas como  o passado do clube condena e a escrita precisa ser mantida.  A bola da vez atende pelo nome de Ronaldinho Gaúcho.   Enquanto seu irmão cobra o dinheiro que o Flamengo lhe prometeu.  O Flamengo cobra dele a bola que ele não jogou.  
O presidente do Atlético Mineiro que não lê jornais e não sabe de nada disso, sobrevou Belo Horizonte pela manhã em voo particular  ao lado do ex numero um do mundo.
A tarde Ronaldinho já foi visto treinando no CT , conforme foto abaixo, agora é oficial e teremos mais um grande nome do passado, deixando  sua marca no refugio dos desesperados,  a Cidade do Galo.  A própria torcida atleticana não sabe se comemora ou se chora.
O mais certo seria acender as 1971 velas. Pior que tá não vai ficar.