domingo, março 18, 2012

O Fair Play Financeiro

Todos os apaixonados por futebol estão familiarizados com o termo "Fair Play" que significa "Jogo Limpo". O termo é comumente utilizado para ilustrar a devolução da bola pelo adversário quando algum jogador se machuca ou fica fora de condição de jogo, e muitos acreditam que esse é o significado do Fair Play. Este é um ato de cavalheirismo esportivo (ou sportsmanship, na língua dos criadores do futebol), porém o Fair Play engloba muito mais do que isto. Todo ato, atitude ou ação limpa e justa é o que se chama de Fair Play. Todo ato que enobreça o esporte, embeleze o espetáculo é o Fair Play falando por meio dos atletas.

Eis que, ao ver vários clubes de futebol serem comprados por sheiks árabes, magnatas do petróleo, bilionários americanos e toda sorte de endinheirado, a UEFA (Associação Européia de Futebol) começou a criar um mecanismo para garantir a competibilidade e continuidade do futebol europeu, e chamou-o de Fair Play Financeiro.
Ferrenhamente defendido pelo presidente da entidade (e genial ex-jogador) Michel Platini, o Fair Play Financeiro consiste de uma ferramenta de supervisionamento das receitas e gastos dos clubes do futebol europeu. A UEFA analisará o balanço de todos os clubes associados, e punirá os clubes que apresentarem números deficitários. Ou seja, se o time gastar mais do que arrecadar, será punido.
Tevez: 8 milhoes de euros anuais para
sentar no banco 
"Além de perder dinheiro, o time será punido?" Você deve se perguntar. Sim. O time que perder dinheiro será punido, mas esta medida drástica é o que irá salvar a competitividade do futebol europeu, pois evitará que aconteçam casos como o Chelsea, o Paris Saint-German, o Anzhi Makachkala e o Manchester City, que eram times com pouca ou nenhuma expressão em seu país, até que comprados por um investidor megalomaníaco, viraram máquinas, contratando os melhores jogadores e inflacionando os valores do mercado de transferências.

Segundo Platini, a partir da temporada 2013-2014 o Fair Play Financeiro passará a funcionar, e os clubes deverão começar a se planejar desde agora para não serem eliminados de competições européias, pois a conta do Fair Play Financeiro englobará as três últimas temporadas do clube, como maneira de previnir que uma temporada desastrosa financeiramente seja decisivo para punição.

Por esta razão, o Manchester City pretende emprestar ou negociar de 10 a 20 jogadores do seu plantel de 63 jogadores profissionais, já na temporada 2012-2013, uma vez que quando passar a valer a nova regra, o balanço das 2 temporadas anteriores será considerado e o Manchester City é um dos clubes mais deficitários da Europa, desembolsando cerca de 200 milhões de euros anuais apenas com salários de atletas.

A UEFA afirma que vai excluir das contas o investimento em infra-estrutura (construção de estádios e Centros de Treinamento) e também o investimento nas categorias de base, para que as medidas não venham a afetar o futuro e potencial do futebol europeu.
E, você, o que acha do Fair Play Financeiro? As outras federações deveriam adotá-lo também, ou este problema é exclusividade dos europeus?